Certificado de Depósito Bancário (CDB): o que é e como funciona

Certificado de Depósito Bancário, CDB como funciona, tipos de CDB, rentabilidade do CDB, FGC e CDB, tributação do CDB, investimentos em renda fixa, CDB para iniciantes, CDB prefixado e pós-fixado
Foto: Capriata Cursos / Direitos Reservados

O que é um CDB?

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um dos investimentos mais populares do mercado financeiro brasileiro. Trata-se de um título de renda fixa emitido por bancos com o objetivo de captar recursos. Em troca, o investidor recebe uma remuneração acordada previamente, que pode ser prefixada ou pós-fixada.

Como funciona o CDB?

Quando uma pessoa investe em CDB, ela empresta dinheiro ao banco. Em contrapartida, o banco se compromete a devolver esse valor no vencimento, com juros. Esses juros variam conforme o tipo de CDB:

  • Prefixado: a taxa de retorno é fixa desde o início, o que garante previsibilidade. Um exemplo seria um CDB que paga 12,5% a.a., ou seja, um retorno absoluto e que você já sabe antes mesmo da compra.
  • Pós-fixado: o rendimento acompanha algum índice, geralmente o CDI. Um exemplo seria um CDB que rende 110% do CDI, ou seja, caso o benchmark CDI esteja em 13% a.a. o CDB estaria rendendo aproximadamente 14,3% a.a.

Durante o prazo do investimento, o investidor não recebe rendimentos. O pagamento ocorre somente no vencimento do título, a menos que opte por um CDB com liquidez diária.

CDBs prefixados são indicados para quando há expectativa pela parte do investidor de queda da taxa de juros, pois dessa forma ele garante uma rentabilidade acima do mercado e ainda tem o preço de seu título valorizado.

CDBs pós-fixados são indicados para quando há expectativa de alta da taxa de juros, para que o investidor consiga acompanhar essa alta atrelando sua rentabilidade ao índice de referência.

CDB tem garantia?

Sim! O Certificado de Depósito Bancário conta com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), com limite de até R$ 250 mil por CPF e por instituição financeira, respeitando o teto global de R$ 1 milhão a cada quatro anos. Isso torna o CDB uma opção segura, especialmente em bancos de médio porte que oferecem taxas mais atrativas.

Mas atenção, não há garantia de rentabilidade, apenas de risco de crédito e limitado aos valores ditos acima.

Por que investir em CDB?

Além da segurança oferecida pelo FGC, o CDB é uma alternativa interessante para quem deseja retornos superiores à poupança. Afinal, muitos CDBs pagam mais de 100% do CDI, especialmente quando emitidos por bancos menores.

Quanto maior é o risco de crédito, menor é a nota de rating da instituição emissora do CDB e consequentemente maior o retorno exigido pelos investidores.

Tributação sobre o CDB

Os rendimentos do CDB seguem a tabela regressiva do Imposto de Renda:

  • 22,5%: até 180 dias
  • 20%: de 181 a 360 dias
  • 17,5%: de 361 a 720 dias
  • 15%: acima de 720 dias

A tributação incide apenas sobre os lucros, e o imposto é retido na fonte, o que facilita a vida do investidor.

Quando o CDB vale a pena?

O CDB se mostra vantajoso em diferentes contextos:

  • Para formar reserva de emergência (se tiver liquidez diária);
  • Para aplicações de médio e longo prazo com boa rentabilidade;
  • Para quem deseja diversificar com segurança;
  • Para quem busca superar a inflação com títulos híbridos.

Capriata Cursos recomenda que o investidor avalie sempre o prazo, a liquidez e a taxa oferecida antes de aplicar em qualquer CDB. Uma análise bem feita evita surpresas e potencializa os ganhos. Essa não é uma recomendação de compra e todo e qualquer investimento deve passar por análise prévia do perfil de cada investidor, para que ele consiga adequar os produtos ao seus objetivos, necessidades e restrições.

Conclusão

Entender como funciona o CDB é essencial tanto para quem deseja investir com mais consciência quanto para quem está se preparando para certificações financeiras e concursos bancários. Afinal, esse é um tema recorrente em provas como CPA-10, CPA-20, CEA e em concursos como o do Banco do Brasil. Por isso, dominar esse conteúdo é um diferencial competitivo.

Aviso de conteúdo

É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio, seja eletrônico, digital ou impresso, sem a devida autorização por escrito dos responsáveis.

Veja Também