CFG, CGE e CGA: o que são essas certificações e para quem elas servem?

certificações CFG CGE CGA, ANBIMA certificações avançadas, o que é CGA, o que é CGE, o que é CFG, certificação para gestor de investimentos, capriata cursos
Foto: Capriata Cursos / Direitos Reservados

Certificações para os profissionais mais qualificados do mercado

As certificações CFG, CGE e CGA são as mais avançadas da ANBIMA. Elas fazem parte do topo da trilha de certificações para profissionais que atuam com gestão de investimentos. Elas são obrigatórias para quem deseja exercer funções de gestão de recursos de terceiros. Também é necessário para estruturação de produtos financeiros complexos — cargos de alta responsabilidade, conhecimento técnico e estratégia de mercado.

Essas certificações se tornaram, com o tempo, um selo de excelência no setor. Por isso, quem deseja alcançar cargos de destaque em bancos, gestoras, corretoras ou plataformas de investimento precisa conhecer bem essas credenciais.

CFG:

CFG (Certificação ANBIMA de Fundamentos em Gestão) é uma certificação para quem quer iniciar ou acelerar sua carreira na área de gestão de recursos de terceiros. O profissional certificado tem o conhecimento da base técnica do setor. Isso é um diferencial para ocupar diversos cargos em empresas de asset management.

Ser certificado com a CFG é pré-requisito para conquistar a CGA e/ou a CGE. Isso abre as portas para quem quer atuar em gestão de recursos de terceiros. A CFG não é obrigatória para nenhuma função e nem habilita o profissional a ser gestor. 

CGE:

CGE (Certificação de Gestores ANBIMA para Fundos Estruturados) habilita profissionais a atuarem com gestão de recursos de terceiros na indústria de produtos estruturados.

O profissional certificado poderá ser gestor de Fiagro (Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais), FIDC (Fundos de Investimento em Direitos Creditórios), FII (Fundos de Investimento Imobiliários), FIP (Fundos de Investimento em Participações) e Fundos de Índice. Esta certificação é obrigatória para quem ocupa cargos com poder de decisão de compra e venda dos ativos financeiros que integram as carteiras desses veículos de investimento. .

CGA:

CGA (Certificação de Gestores ANBIMA) habilita profissionais a atuar com gestão de recursos de terceiros em fundos de investimento. Isso inclui fundos de renda fixa, ações, cambiais, multimercados, carteiras administradas e fundos de índice.

Ela é obrigatória para quem ocupa cargos com poder de decisão de compra e venda dos ativos financeiros. Estes ativos integram as carteiras desses veículos de investimento.

Qual seguir?

A CFG é o primeiro passo, uma vez que é pré-requisito para as outras. Após conquistá-la, se deseja atuar com estruturação e desenvolvimento de produtos, a CGE é o próximo passo. E, se o objetivo for gerir carteiras de clientes ou fundos de investimento diretamente, a CGA será indispensável.

A Capriata Cursos oferece suporte completo para sua preparação nessas certificações. Nossos materiais são atualizados e focados em te levar à aprovação com metodologia prática. Este método é direto e voltado ao que realmente importa para o exame e para a sua atuação profissional.

Aviso de conteúdo

É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio, seja eletrônico, digital ou impresso, sem a devida autorização por escrito dos responsáveis.

Veja Também